Regras do jogo (Portugal)

Não considerar brincadeiras com écrans (telemóvel, etc.)

EXERCÍCIOS
O Exercício 1 deve ser realizado por todos os alunos. Se não houver tempo para realizar os 3 exercícios com todos os alunos, o exercício 2 e 3 serão realizados cada um por um grupo diferente.

1/ Exercício individual (ou a pares): depois  de escolherem um jogo que gostem e de fazer repérages, filmar esse jogo de forma documental. Este jogo pode ser jogado por uma ou várias crianças, por jovens ou ainda pessoas idosas… Se possível e de preferência, filmar num espaço fora do estabelecimento escolar ou em sua casa. Um só plano, 2 minutos máximo. (Todos).

2/ Exercício em pequenos grupos: a 2 alunos que tenham sido excluídos de uma aula por um professor é lhes atribuído um espaço limitado. Nesse espaço circunscrito, eles improvisam uma brincadeira que inventam com o que tiverem à disposição: corpos, objectos, espaço. 2 minutos máximo. Filmagem plano sequência ou montagem. (Parte do grupo).

3/ Exercício em pequenos grupos: filmar uma personagem numa brincadeira com a perda de pistas espaciais e temporais (categoria “vertigem” da tipologia). Para este exercício, filmar ao mesmo tempo a personagem e as sensações físicas que ela experimenta. (2ª parte do grupo). (Pensar na questão do som ou da música, efeitos especiais se houver uma boa razão ponto de vista do personagem e sobre o personagem).

FILME ENSAIO
Realizar um filme em que a narração se interrompe de cada vez que o(s) personagem experimenta a sua liberdade a brincar, o que o faz sair do seu quotidiano.

Reinvestir no filme o trabalho dos exercícios sobre o espaço, a criatividade,  a reciclagem dos objectos, as sensações físicas…  prestando atenção ao enquadramento, aos movimentos de câmara, ao som (eventualmente à música), à montagem. Duração do filme (incluindo o genérico): 5 a 10’ máximo.

BLOG
Antes do fim de Outubro:
•    Cada atelier apresenta-se em imagens comentadas: o grupo, o lugar onde se desenrola o atelier: onde se encontra a escola, a sala do atelier, jogos preferidos de grupo.

Ao longo do ano:
•    Fotografias comentadas da rodagem dos exercícios
•    Quais são os filmes ou excertos dos filmes vistos pelo atelier: fotogramas dos filmes e comentários
•    Fotografias comentadas da rodagem do filme-ensaio
•    Todas as iniciativas são bem-vindas…

(ver os materiais do blog quer na escola quer com a família (em casa))

Les commentaires sont fermés.