Regras do jogo (Brasil)

Não considerar jogos com telas (telefone etc.)

EXERCICIOS
O exercício 1 deverá ser realizado por todos os alunos. Se não houver tempo para realizar os 3 exercícios com todos os alunos, os exercícios 2 e 3 serão realizados respectivamente por grupos diferentes.

1/ Exercício Individual (ou em duplas): depois de escolher e pesquisar uma brincadeira da qual você gosta, você deverá filmá-la de maneira documental. Esta brincadeira pode envolver uma ou mais crianças, jovens, adultos ou senhores. De preferência, filmar fora da escola ou em casa. Um só plano: 2 minutos no máximo.

2/ Exercício em pequenos grupos: 2 alunos, que acabam de ser expulsos de sala por um professor, estão de castigo em um lugar pequeno. Neste lugar, eles improvisam uma brincadeira que eles inventam, usando aquilo que encontram: seus próprios corpos, objetos e o espaço. 2 minutos no máximo. Filmagem em plano sequência ou com montagem.

3/ Exercício em pequenos grupos: filmar um personagem que brinca de algo que provoca perda de referências espaciais e temporais (categoria: vertigem, de nossa tipologia). Para este exercício, filmar o personagem e as sensações físicas que ele experimenta. 2 minutos no máximo. Com decupagem e montagem.

FILME ENSAIO
Realizar um filme cuja narrativa se interrompe em um determinado momento, quando o(s) personagem(ns) experimenta a liberdade através de uma brincadeira, escapando de seu cotidiano. Retomar, no filme, o trabalho dos exercícios sobre o espaço, a inventividade, a transformação imaginária de objetos, as sensações físicas… prestando atenção ao enquadramento, aos movimentos de câmera, ao som (talvez à música) e à montagem. Duração do filme (incluindo créditos) : 5 a 10 minutos no máximo.

BLOG
Até o fim de outubro :
•    Cada oficina se apresenta com imagens comentadas: onde fica a escola, a sala que usam, brincadeiras preferidas do grupo.

Ao longo do ano:
•    Fotos comentadas da filmagem dos exercícios
•    Quais são os filmes ou trechos de filmes vistos nas oficinas: fotogramas e comentários.
•    Fotos comentadas da filmagem do filme-ensaio
•    Todas as iniciativas são bem vindas….

Les commentaires sont fermés.