Regras do Jogo

EXERCÍCIOS

1 – Exercício individual (ou em pequenos grupos), se possível fora do tempo escolar :
O que é que nos conta este quadro? Qual a situação destas personagens ?
Escolher um quadro entre os que serão propostos pelo CCAJ :
http://www.cinematheque.fr/cinema100ansdejeunesse/media/100-ans/ressources/situation-tableaux.zip
Filmá-lo e gravando ao mesmo tempo um comentário (improvisado ou através de um texto escrito) sobre o quadro.

Duração máx : 2’
Não ler o título do quadro antes de ter feito o exercìcio !

2 – Filmar em alguns planos (4 no máximo, 3’ máximo total) uma situação entre 2 personagens ; sonoro mas sem diálogos nem voz off. Esta sequência deve permitir ao espectador comprender as relações que ligam as personagens.

3 – Filmar a mesma situação ligada a um sentimento entre duas personagens (encontro amoroso, separação, desejo, ciúme, vergonha, etc) de duas maneiras diferentes : modificando o lugar onde ele acontece, por um lado e modificando o modo de filmar dessa mesma situação, por outro.
Duração máx : 2’ por situation, ou seja, 4’.

FILME-ENSAIO

Realizar um filme com uma situação inicial que põe em jogo os afectos entre as personagens. A situação entre as personagens vai mudar ao longo do filme, o que levará a uma alteração da ou das personagens. O espectador poderá identificar-se tanto a uma, como a outra personagem com o decorrer do filme.
(Estar atento no filme-ensaio aos diferentes parâmetros trabalhados nos exercícios : escolha do lugar, modo de filmar, representação do actor…)
Duração máx : 10’, genérico incluído.

O BLOG

Publicar desde o mês Outubro de 2018.
Cada grupo é alimentado se possível pelos próprios alunos.
É uma ocasião preciosa para permitir aos alunos de se conhecerem e partilharem coisas entre eles antes dos encontros na Cinemateca!
Ele permite também aos pais saberem um pouco mais sobre a aventura de cinema que os seus filhos estão a viver..
Cada oficina publicará as fotografias, e diferentes materiais sobre o processo da sua oficina (visionamento de filmes, rodagens, comentários, etc) ao longo de todo o ano.
Para começar cada atelier deve publicar uma apresentação do grupo, do lugar aonde vai acontecer o atelier, a escola, a cidade, vila ou aldeia, etc.
Antes do fim do mês de Outubro.

Les commentaires sont fermés.