Regras do Jogo


EXERCÍCIOS

1. Exercício individual: estar atento às sensações do cotidiano
Escolha um elemento do seu cotidiano e descreva, através de imagens e sons, as sensações que ele provoca em você. Por exemplo, no seu trajeto para a escola: um sinal vermelho, um cruzamento, um muro, uma porta, ou talvez uma árvore, um animal, etc. (não utilizar músicas nem palavras).
Duração: 2’.

2. Em pequenos grupos: compondo sensações a partir de diferentes sentidos.
Em um local estabelecido, cada grupo escolhe um sentido (visão, audição, olfato, tato, paladar, cinestesia*) para interpretar através de sons e de imagens (podendo fazer uso de músicas e palavras). Em cada grupo, um aluno filma um plano, e o mostra para o aluno seguinte, que irá filmar o seu próprio plano em resposta ao plano assistido e assim sucessivamente. Antes de realizar do exercício, cada aluno só terá assistido ao plano que precede o seu.
Duração total para cada sentido: 2’.

* sentido da percepção de movimento, peso, resistência e posição do corpo, provocado por estímulos do próprio organismo.

3. Coletivo ou em grupos: Sensação e música.
Caberá ao professor de cada atelier inventar um exercício para expressar sensações a partir de uma música instrumental de sua escolha.
Duração: 2’.

FILMES-ENSAIOS

Os filmes-ensaios têm formato livre, mas devem, sempre que possível, combinar duas abordagens (ficção, documentário ou experimental).

As sensações não devem ser expressas por meio de diálogos, mas através da escolha consciente dos lugares, enquadramento, som, ritmo, iluminação, texturas, etc.

Em cada filme, deve haver:
Sensações percebidas por uma ou mais pessoas
– Sensações desconexas, que serão provocadas no espectador sem necessariamente passar pela percepção das personagens.

Duração máxima : 10’ (contando com os créditos).

O BLOG

No ar a partir de Outubro de 2019.
O blog deverá ser alimentado, preferencialmente, pelos próprios alunos. Esta é uma ferramenta preciosa que possibilitará aos grupos se conhecer e trocar experiências entre si antes do encontro na Cinemateca Francesa em junho! O blog também permitirá aos pais saber mais sobre as aventuras cinematográficas vividas por seus filhos.
Fica a cargo de cada atelier/oficina postar fotografias, relatórios de atividades (filmes assistidos, filmagens realizadas…), ao longo do ano.
Os textos podem ser escritos nas suas próprias línguas, mas por favor traduzam também para francês ou inglês.
Para começar: até o fim de outubro de 2019, cada atelier deve postar uma apresentação do seu grupo e do local onde o atelier ocorre.
Este ano, não hesitem em manter um diário de sensações, inventar uma caixa de sensações etc.

Les commentaires sont fermés.