Conversas em torno de excertos vistos em aula

transformação plástica – espelhos

Em Je rentre à la maison  (Oliveira) o foco é fixo e no centro do plano está o velho com uma expressão de tristeza. Apesar de só vermos o reflexo percebemos o espaço onde a cena se passa – vemos o fim do espelho e podíamos estar ali num canto da sala a ver – e reconhecemo-la. A caracterização está ligada a um resultado final: sabemos que vai haver uma transformação e ficamos a observar.  Estamos perante um espelho na vertical e o espelho serve a sua função de refletir. Em Comédia de Deus (Monteiro) o espelho aparece inesperadamente na horizontal, ocupa o plano todo, e a rapariga aparece refletida ao contrário. Está do lado de lá. O plano começa com uma abertura, uma revelação: uma mesa de espelho com berlindes e também a rapariga que olha e brinca com eles. O foco alterna entre as mãos e os berlindes e a cara dela. O primeiro parece desligado da personagem, como um universo à parte onde ficamos hipnotizados e contemplativos, no segundo ligamo-nos à emoção da personagem e é como se descêssemos ao real e entrássemos na história.

plastical transformation – mirrors

In Je rentre à la maison (Oliveira) the focus is fixed and in the center of the shot there is the old man with an expression of sadness. Although we only see the reflection, we perceive the space where the scene takes place – we see the end of the mirror and we could be there in a corner of the room to see – and we recognize it. The characterization is linked to a final result: we know that there will be a transformation and we are watching. We are facing a vertical mirror and the mirror serves its function of reflecting. In Comédia de Deus (Monteiro) the mirror unexpectedly appears horizontally, occupies the entire shot, and the girl appears reflected in reverse. It’s on the other side. The shot starts with an opening, a revelation: a mirror table with marbles and also the girl who looks and plays with it. The focus alternates between her hands and marbles and her face. The first seems disconnected from the character, like a universe apart where we are hypnotized and contemplative, in the second we connect to the character’s emotions and it is as if we descended into reality and entered the story.

Ce contenu a été publié dans En classe, Films vus. Vous pouvez le mettre en favoris avec ce permalien.

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

*